Um Caminho Sem Volta?
- Jackeline Menezes
- 20 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
Professores e IA: Um Caminho Sem Volta?
Muito se tem discutido sobre a relação entre professores e a inteligência artificial, especialmente sobre como essa integração pode (ou não) transformar a educação. No entanto, a realidade nas escolas ainda parece distante do que se espera. Em um projeto recente, venho entrevistando professores, diretores e coordenadores, buscando entender como a IA está sendo percebida e integrada ao ensino.

A partir das minhas pesquisas, posso compartilhar alguns dados que apontam os principais desafios enfrentados pelos professores ao tentar incluir a IA em suas práticas educacionais.
Os obstáculos mais recorrentes incluem:
Falta de conhecimento técnico: 35,4% dos professores indicam que simplesmente não sabem por onde começar.
Falta de tempo para aprender: 25,0% dizem que, com as demandas diárias, é difícil encontrar espaço para se dedicarem a novas tecnologias.
Complexidade das ferramentas, falta de recursos e dificuldade em acompanhar mudanças tecnológicas também aparecem como barreiras significativas.
Curiosamente, não são apenas os professores que demonstram dificuldade em avançar nesse aspecto. Em algumas ocasiões, diretores sequer me receberam para discutir o tema, o que me faz refletir: será que a educação está preparada para o futuro?
Como diz Martha Gabriel em seu livro Liderando o Futuro, “O futuro não espera, nem perdoa, a falta de preparo”.
A realidade é que a transformação digital na educação é inevitável. Ignorar essa evolução ou adiar o aprendizado pode colocar professores e alunos em desvantagem. Para enfrentar esse futuro incerto e cada vez mais complexo, é necessário ter uma visão ampliada, proativa e, acima de tudo, disposta a mudanças.
E você, está preparado para essa jornada?
Comentários